Dor de cabeça (Cefaleia)

A dor de cabeça pode ser por si só considerada como um sintoma evidente numa variedade de doenças. Não obstante, deverá ser considerada como uma condição crónica que pode ser incapacitante.

O pericránio (couro cabeludo), vasos sanguíneos e certos revestimentos do cérebro são sensíveis à dor. O cérebro e os ossos do crânio não percebem dor numa estimulação directa. A tensão muscular é a fonte mais comum para a dor de cabeça. Como mencionado, a dor de cabeça pode ser um sintoma de outra doença e as dores de cabeça podem ser psicogénicas. Isto significa que resultam do stress negativo, tal como os conflitos emocionais e a ansiedade.

Tipos de dor de cabeça crónicos

Dores de cabeça que derivam das contracções musculares – dores de cabeça de tensão. Surge sem qualquer advertência. Geralmente, a dor aparece lentamente e é acompanhada por uma percepção de pulsação (palpitação) e entumecimento na cabeça.

Enxaqueca. As dores de cabeça classificadas como enxaqueca, são do tipo vascular devido a resultarem da dilatação dos vasos que irrigam os receptores da dor. Os sintomas iniciais podem ser do tipo visual, nas quais se podem ver pontos brilhantes ou luzes cintilantes (estrelas)

Dores de cabeça agrupadas

Representam dores associadas a doenças, lesões ou outras condições de saúde. Algumas condições são a hipertensão, infecções da sinus, alergias, o resfriado comum, lesões na parte externa da cabeça e problemas com os olhos.

As dores de cabeça ligeiras são normalmente temporárias e não requerem qualquer medicação. Podem prevenir-se ou aliviar-se mediante mudanças de hábitos alimentares e a prática de exercícios de relaxamento.

A maioria das dores de cabeça podem ser aliviadas com aspirina e ou paracetamol. A combinação destes medicamentos com exercícios de relaxamento, frequentemente elimina as dores induzidas pela tensão.

• Repousar num ambiente tranquilo.
• Tomar um duche morno.
• Aplicar calor no pescoço e massajar os músculos da cabeça e pescoço.

A ajuda médica pode ser necessária se a dor de cabeça:

• Não melhoram com os cuidados antes ditos.
• Perduram por três dias ou mais.
• São acompanhadas por febre ou dificuldades de visão, náusea, vómito, e qualquer forma de paralisia ou dificuldade para falar.
• São frequentes e severas.