Estudo na vida real

Como era de esperar, os problemas cognitivos como as dificuldades na memória e confusão, foram os sintomas mais habituais.

Não obstante, as dificuldades nas actividades da vida diária e os sintomas comportamentais, que amiúde são causadores dum comportamento completamente excepcional da pessoa com demência, foram citados quase com a mesma frequência e identificados como os sintomas mais problemáticos com os quais se enfrenta o cuidador.

Os autores consideram que isso poderia explicar o facto, observado pela sondagem, de que as dificuldades nas actividades quotidianas e o comportamento conduzem a um diagnóstico da demência em tantos casos como os problemas cognitivos.

Realçaram também a urgente necessidade de desenvolver serviços flexíveis que apoiem os cuidadores a enfrentar os diferentes sintomas da demência.

Mais da metade dos cuidadores que responderam à sondagem, informaram não ter acesso a serviços como o apoio domiciliário, centros de dia ou residencial, e se dispunham destes, na maioria das vezes deviam pagá-los muito caros.

A sondagem revelou também uma falta de informação básica para os cuidadores no momento do diagnóstico.

A informação sobre o tratamento farmacológico foi especialmente escassa, sendo um em cada cinco os que não receberam qualquer informação no momento do diagnóstico, e menos de metade afirmam estar satisfeitos com a informação sobres os tratamentos medicamentosos.