Há previsão?

Existem evidências de pessoas com um maior risco de vir a sofrer de Alzheimer, segundo os seus rasgos de personalidade e hábitos de vida. Estas pessoas caracterizam-se por terem vidas rotineiras, pouco interesse pela cultura, escasso hábito de leitura, raras afeições, ausência de curiosidade.

Também existem técnicas de detecção precoce, tão simples como a “recordação livre”, que consiste em ler uma lista de palavras para depois as lembrar em voz alta. Graves problemas na realização desta prova denotam, de forma muito fiável, o aparecimento da demência.

Actualmente em Portugal há cerca de cem mil doentes de Alzheimer, sendo a primeira entre as doenças neurodegenerativas, assim como a primeira causa de demência na população anciã. 65% dos familiares que cuidam directamente do enfermo, sofrerão substanciais mudanças nas suas vidas, e uma importante quebra na sua saúde física ou psíquica, chegando 20% a desenvolver um intenso quadro conhecido como “burn-out” ou do cuidador queimado.

Para valorar adequadamente o impacto familiar e pessoal do facto de cuidar, devemos considerar que se trata duma patologia neurológica crónica, incurável.
Hoje em dia – os fármacos anticolinesterásicos só são eficazes para adiar temporariamente alguns sintomas nas fases inicial e média da doença, mas nas fases média/avançada e avançada/terminal – e degenerativa, quer dizer, cujos sintomas irão piorar sempre e tendem para a invalidez funcional do paciente, pelo que cada vez é maior a dependência dos seus cuidadores e exige uma dedicação cada vez mais exclusiva.

O cuidador principal dum doente de Alzheimer é quase sempre uma mulher, filha ou esposa do doente, que geralmente actua em solitário, já que rara é a família na qual os seus membros trabalham realmente equitativamente “em equipa” na hora de cuidar do doente.

O cuidador principal vai assumindo, paulatinamente, a maior parte das tarefas de cuidar, até chegar realmente a não fazer outra coisa na sua vida pessoal senão dedicar-se 24 horas por dia a este árduo trabalho.