Tratamento - I

O Aricept toma-se uma vez por dia e pode estabilizar ou até melhorar as funções mentais da pessoa; além disso, é geralmente bem tolerado. O Exelon parece funcionar de maneira similar, sendo tomado duas vezes ao dia.

Podem-se requerer outros medicamentos para controlar comportamentos agressivos, agitados ou perigosos, os quais, usualmente, se administram em doses muito baixas.

Pode ser necessário suspender medicamentos que piorem a confusão, como analgésicos, depressores do sistema nervoso, anti-histamínicos, comprimidos para dormir e outros. No entanto, os medicamentos nunca se devem mudar ou suspender sem falar com o médico.

O folato (vitamina B9) é essencial para a saúde do sistema nervoso. Juntamente com algumas outras vitaminas B, o folato também é responsável por eliminar a homcisteína (químico corporal que contribui para a doença crónica) do sangue.

Nas pessoas com a doença de Alzheimer, encontram-se altos níveis de homcisteína e baixos níveis tanto de folato como de vitamina B12, embora o benefício de tomar estas vitaminas B, para a doença de Alzheimer não esteja completamente claro, vale a pena considerá-lo, particularmente se os níveis de homocisteína no paciente estão elevados.

Os suplementos anti-oxidantes, eliminam os radicais livres, produtos do metabolismo altamente reactivos, que podem causar danos celulares em todo o corpo.

A vitamnina E dissolve-se na gordura, rapidamente entra no cérebro e pode atrasar a danificação celular. Pelo menos um estudo bem desenhado em pessoas com doença de alzheimer, a quem se fez um seguimento durante dois anos; aquelas que tomaram suplementos de vitamina E tiveram uma melhoria nos sintomas; comparadas com aquelas que tomaram comprimidos de placebo.

Os pacientes que tomam anticoagulantes, como a varfine, devem falar com o médico antes de tomar vitamina E.