Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
Inquérito
Que animal prefere?
cão
gato
pomba
rola
canário
cágado
cavalo
pintasilgo
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (254 votos)




ONLINE
3






Total de visitas: 284750
 
SOLIDARIEDADE SOCIAL
Princípio de justiça

Dar a cada um o que é seu, o merecido, o próprio, o necessário, e isso está vinculado, em primeira instância, ao projecto social do modelo económico que impere na sociedade em que se analisa.

O termo de Enfermagem Gerontológica, ou Geriatrica como se diz agora, foi definido em 1981 pela Associação Norte-americana dos Enfermeiros (ANE), como a profissão que abarca a promoção e manutenção da saúde, a prevenção das doenças e o fomento do auto cuidado nos mais velhos, dirigidos para a restauração e alcance do seu óptimo grau de funcionamento físico, psicológico e social; abarca também o controlo das doenças e a oferta de comodidade e dignidade até à morte.

Os princípios que regem a sua orientação são os seguintes:

• Não maleficência: o que defende que nenhuma acção da pessoa deva ser orientada para o mal.
• Beneficência: o que defende que todos os actos estejam orientados para fazer o bem, estando justificados por si mesmos.
• Fidelidade: é um sinónimo de amor, respeito e compromisso. Isso significa ser fiel aos interesses dos pacientes ao seu cuidado, por cima de qualquer outro interesse, sempre que não interfiram com os direitos dos outros. É o cumprimento das obrigações e compromissos contraídos com o doente, sujeito ao seu cuidado, entre os quais se encontra o de guardar segredo profissional.
• Veracidade: está vinculado com o exercício responsável da profissão. Dizer a verdade mesmo que esta coloque o profissional numa situação difícil, ao ter que admitir ter cometido um erro.
• Autonomia: é o que defende a liberdade que tem a pessoa para estabelecer as suas próprias normas, valores e tomar decisões que quaisquer dos âmbitos da sua vida.
• Justiça: está relacionado com as leis que a sociedade estabeleceu e que são aplicáveis ao conjunto dos sujeitos sociais sem excepção, especialmente no relacionado com a justiça distributiva.

Os princípios expostos, tomados individualmente, podem ser aceites sem problemas. No entanto, as dificuldades surgem quando dois ou mais princípios rivalizam entre eles para conseguir o domínio da prática da Enfermagem. Estas tensões entre os diferentes princípios éticos, são mais significativos no cuidado a pacientes com a demência tipo Alzheimer, já que são pessoas cronicamente deterioradas com uma doença prolongada.
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net