A saúde - I

Sabemos que os órgãos, os humores e o espírito são um todo; que resultam de tendências hereditárias, de condições do desenvolvimento, dos factores químicos, físicos e fisiológicos do meio: que a saúde depende da constituição química e estrutural de cada parte do corpo e de certas propriedades do conjunto.

Em vez de intervirmos no funcionamento de cada órgão, devemos ajudar este conjunto a manter a sua integridade.

Certos indivíduos resistem às infecções, às doenças degenerativas, à deterioração da senilidade. É preciso descobrir o segredo dessa resistência. A posse da saúde natural aumentaria imenso a felicidade dos homens.

Os maravilhosos sucessos da higiene no seu combate às doenças infecciosas e às grandes epidemias permitem que a investigação biológica desvie parte da sua atenção dos vírus e das bactérias para a concentrar nos processos fisiológicos e mentais.

Em vez de nos contentarmos com mascarar as lesões orgânicas das doenças degenerativas, devemos esforçar-nos por as evitar ou curar.

Não basta, por exemplo, fazer desaparecer os sintomas da diabetes, dando insulina ao doente. A insulina não cura.

Esta doença só será vencida pela descoberta das suas causas e dos meios de provocar a regeneração das células pancreáticas insuficientes, ou de as substituir.

A simples administração ao doente das substâncias químicas de que necessita não lhe dá a verdadeira saúde.

É preciso que os próprios órgãos possam manufacturar no corpo essas substâncias químicas.

Mas o conhecimento da forma de nutrição das glândulas é muito mais difícil do que o dos seus produtos de secreção.

Até hoje, tem-se seguido o caminho mais fácil. Devemos, daqui em diante, alcançar regiões desconhecidas, no mais íntimo de nós próprios.



O progresso da medicina não provirá da construção de hospitais melhores e maiores, de maiores e melhores fábricas de produtos farmacêuticos.

Dependerá, sim, do aparecimento de alguns sábios dotados de imaginação., da sua meditação no silêncio dos laboratórios, da descoberta, para além do proscénio das estruturas químicas, dos mistérios orgânicos e mentais.

A conquista da saúde natural requer um considerável aprofundamento do nosso conhecimento do corpo e da alma.