Outros produtos tóxicos

Ainda que se deva olhar para sectores muito mais jovens da sociedade, nos quais o diagnóstico da doença de Alzheimer não se apresenta, não pode deixar de se mencionar a preocupação originada pelo amplo consumo de substâncias como a cocaína ou os derivados de canabis.

O seu uso e ou abusivo pode afectar a memória e, ainda que se desconheça para já, o efeito que isso possa ter na capacidade intelectual dos actuais consumidores no futuro, o facto merece, quando menos, ser tido em consideração.

Afecções do sistema nervoso central
Tumores cerebrais de crescimento lento ou rápido, hidrocefalia, ictus em particular se houve mais que um ou o paciente apresenta múltiplas lesões isquémicas – os chamados enfartes cerebrais.

Doenças gerais
Como por exemplo as que afectam a tiróide, tanto por hipo como por hiper-funcionamento, doenças hepáticas crónicas e uma longa série.

Infecções crónicas
Como a Sida; diagnosticá-la num ancião não é tão inabitual como pode parecer – ou sífilis não tratada.

Défices em Vitaminas, como a B12
A lista é muito longa e o neurologista deve estar seguro de que não está perante uma doença que possa tratar-se, melhorar ou solucionar-se de todo.

A quem recorrer
O médico de família deve ser a primeira pessoa a quem pedir ajuda. Muitas vezes será o próprio quem dirige o paciente para um especialista. Às vezes, em troca, será a família a pedir a dita consulta. Quem deve estabelecer o diagnóstico é o neurologista.

Diagnóstico
Tudo começa por uma longa entrevista e interrogatório do paciente e seus familiares mais próximos, basicamente os que convivem com ele. Aí já é possível ver se os sintomas sugerem demência, deste ou doutro tipo, passando depois a uma série de exames neuropsicológicos, com o teste chamado Mini-Mental, no qual se realizam perguntas com pontuações previstas, sob as quais se considera haver um transtorno valorizável.
Depois um exame físico e uma exploração neurológica. Com isto, o neurologista, muitas vezes tem a suspeita elevada de doença de Alzheimer quando existe.
Não obstante, costuma efectuar-se uma série de exames complementares, dependendo do critério do especialista em cada caso imndividual.