Sistema nervoso - II

O córtex cerebral é um mosaico de órgãos nervosos distintos, em relação com as diversas partes do corpo.

Por exemplo, a região do cérebro, conhecida pelo nome de registo de Rolando, determina os movimentos de locomoção e da linguagem articulada. Mais atrás encontram-se os centros de visão.

As feridas, tumores ou hemorragias nestes diferentes distritos traduzem-se por perturbações das funções correspondentes.

Aparecem desordens análogas, quando, as lesões se dão nas fibras que unem esses centros aos centros inferiores da espinal-medula.

É no córtex cerebral que se produzem os reflexos estudados por Pavlov e a que ele deu o nome de reflexos condicionados.

Um cão segrega saliva quando vê a pessoa que, habitualmente, lhe dá de comer. É um reflexo condicionado, ou adquirido.

Graças a esta particularidade do sistema nervoso, os homens e os animais são educáveis.

Se se fizer a ablação do córtex cerebral, a aquisição de novos reflexos torna-se impossível. Os nossos conhecimentos acerca deste intrincado assunto são ainda rudimentares.

Ignoramos as relações entre a consciência e os “processus” nervosos, entre o mental e o cerebral. Tão-pouco sabemos de que modo o que se passa nas células piramidais é influenciado por acontecimentos prévios, de que modo as excitações se transformam em inibições, e vice-versa.

E muito menos compreendemos de que maneira surgem no cérebro certos fenómenos imprevisíveis, ou como nasceu o pensamento.

O cérebro e a espinal-medula formam com os nervos e os músculos um sistema indivisível. Os músculos, sob o ponto de vista funcional, não são senão prolongamentos do cérebro. Foi graças a eles e à sua armação óssea que a inteligência humana assinalou a sua presença no mundo.

A forma do esqueleto é condição essencial do nosso poderio. Os membros são alavancas articulares, compostas por três segmentos.

Os membros superiores estão montados sobre placas móveis, as omoplatas, ao passo que a cintura óssea, a pélvis, à qual se articulam os membros inferiores é completamente rígida e fixa.

Ao longo do esqueleto estendem-se os músculos motores, os quais, na extremidade do braço, se resolvem em tendões, que movem os dedos e as mãos.

A mão é uma obra-prima: sente e age ao mesmo tempo. Dir-se-ia que quase vê. Foi a disposição anatómica da sua pele e do seu aparelho táctil, dos seus músculos e dos seus ossos, que permitiu à mão o fabrico das armas e dos utensílios. Jamais teríamos dominado a matéria, se não fosse o auxílio dos dedos, essas cinco alavancazinhas, cada uma das quais se compõe de três segmentos articulados e montados nos metacarpianos e no maciço ósseo da mão.

A mão, não tanto se adapta ao trabalho mais brutal como ao mais delicado.