Remédio

No passado, o progresso da religião, da ciência e da educação foi devido a indivíduos isolados.

Por exemplo, o desenvolvimento da higiene nos Estados Unidos deve-se inteiramente à inspiração de alguns homens.

Foi Herman Biggs quem fez de Nova Iorque uma das cidades mais saudáveis do mundo.

Foi um grupo de jovens desconhecidos quem, sob a direcção de Welch, fundaram a Johns Hopkins Medical School, e determinaram os enormes progressos da patologia, da cirurgia e da higiene nos Estados Unidos.

Quando a bacteriologia nasceu no cérebro de Pasteur, O instituto Pasteur foi criado em Paris por subscrição pública nacional.

O Rockfeller Institut for Medical Research foi fundado em Nova Iorque por John Rockfele, porque a necessidade de novas descobertas no domínio da medicina se tornava patente a Weich, a Theobald Smith, a Mitchell Oruden, a Simon Flexner, a Christian Harter e a alguns outros sábios.

Em muitas Universidades americanas foram estabelecidos, por iniciativa de particulares, laboratórios de investigação destinados a fazer progredir a fisiologia, a imunologia, a química de nutrição…

As grandes fundações Carnegie e Rockfeller inspiraram-se em ideias muito gerais: aumentar a instrução do povo, elevar o nível científico das Universidades, promover a paz entre as nações, evitar as doenças infecciosas, melhorar a saúde e o bem-estar de todos, graças aos métodos científicos.

Foi sempre a existência duma necessidade que determinou estes movimentos.

O Estado não interveio nos seus começos. Mais tarde, porém, as instituições privadas forçaram o progresso das instituições públicas.

Em França, por exemplo, a bacteriologia era exclusivamente ensinada no Instituto Pasteur; em seguida, todas as Universidades do Estado instituíam cadeiras e laboratórios de bacteriologia.

É provável que venha a dar-se o mesmo com as instituições necessárias à restauração do homem.

Um dia, sem dúvida, qualquer colégio, Universidade, ou Escola de Medicina compreenderá a importância do problema.

Houve certas tentativas dum esforço nesse sentido. A Universidade de Yale criou, como se sabe, um Instituto para o estudo das relações humanas.

Por outro lado, a fundação Macy foi estabelecida com a finalidade de estudar o homem são e doente e de integrar os conhecimentos possuídos a seu respeito.

Em Génova, Nicola Pende fundou um Instituto para o melhoramento físico, moral e intelectual do indivíduo.

Muitas pessoas começam a sentir a necessidade duma mais larga compreensão do ser humano. Mas em parte nenhuma esse sentimento foi formulado com tanta clareza como na Itália.

As organizações já existentes devem sofrer certas modificações, a fim de se tornarem utilizáveis. É preciso, por exemplo, que eliminem os restos do acanhado mecanismo do século passado, e que compreendam a necessidade da reintegração das partes no todo, da formação simultânea de verdadeiros sábios e de trabalhadores científicos.

É igualmente necessário que a aplicação ao homem dos resultados de cada ciência seja cobfiada, não a especialistas dos quais depende o progresso das ciências particulares,, mas a homens que as conheçam todas.